Quem tem medo de Virgínia Woolf? é uma premiada peça de Edward Albee, encenada pela primeira vez em outubro de 1962. A peça explora as complexidades do casamento de um casal de meia-idade, Martha e George, que, tarde da noite, ao voltarem de uma festa, recebem a visita do jovem casal Nick e Honey e os envolvem em seu relacionamento amargo e frustrado.
A peça tem três atos e o título é um trocadilho com a música “Who’s Afraid of the Big Bad Wolf?” da animação Os Três Porquinhos (Disney, 1933).
A adaptação cinematográfica foi lançada em 1966, escrita por Ernest Lehman, dirigida por Mike Nichols e estrelada por Richard Burton, Elizabeth Taylor, George Segal e Sandy Dennis.
Estrutura geral
Ato I - Diversão e Jogos
George e Martha se envolvem em perigosos jogos emocionais. George é professor de história e Martha é filha do reitor da universidade onde George leciona. Depois de voltarem de uma festa promovida pelo corpo docente da universidade, Martha revela que convidou um jovem casal para um drinque. Os convidados chegam: Nick, professor de biologia (que Martha acha que ensina matemática), e sua esposa, Honey. Enquanto os quatro bebem, Martha e George se envolvem em ataques verbais na frente de Nick e Honey, deixando o casal visivelmente constrangido.
Martha provoca George agressivamente, e ele responde com comportamento passivo-agressivo. Martha conta uma história embaraçosa sobre como ela o humilhou na frente de seu pai. George aparece com uma arma e atira em Martha, mas uma sombrinha sai do cano da arma. Depois disso, as provocações de Martha continuam. George reage violentamente quebrando uma garrafa. Nick e Honey ficam cada vez mais inquietos e, no final do ato, Honey corre para o banheiro para vomitar, por ter bebido demais.
Ato II - Walpurgisnacht
Nick e George estão sentados do lado de fora. Enquanto eles conversam sobre suas esposas, Nick diz que Honey teve distúrbio psicológico em decorrência de uma gravidez psicológica. George conta a Nick sobre uma vez que foi a uma fábrica de gim com alguns colegas do colégio, um dos quais acidentalmente matou a mãe e, no verão seguinte, também o pai, antes de ser internado em um manicômio.
George e Nick se juntam às mulheres na casa. Martha e Nick dançam sugestivamente. Martha também revela a verdade sobre as aventuras de escrita criativa de George. George responde atacando Martha, mas Nick os separa.
George sugere um novo jogo chamado "pegue os convidados". Ele insulta e zomba de Honey, que percebe que a história é sobre ela e sua "gravidez psicológica". Sentindo-se mal, Honey corre novamente para o banheiro.
No final desta cena, Martha age de forma sedutora com Nick na presença de George. George finge reagir com calma, lendo um livro. Martha fica irritada com a aparente indiferença de George e o ameaça. George não se comove, mas assim que Martha e Nick sobem as escadas, ele joga seu livro contra os sinos, dando a impressão de que alguém tocou a campainha.
Ato III - Exorcismo
Martha aparece sozinha na sala de estar, gritando para que todos saiam do esconderijo. A campainha toca: é George. Martha e George discutem enquanto insultam Nick simultaneamente.
George pede a Nick que traga Honey de volta para o jogo final. Surge a revelação do filho. George fala sobre a atitude autoritária de Martha em relação a ele, enquanto Martha descreve a beleza e os talentos do menino antes de acusar George de ter-lhe arruinado a vida. Então George anuncia que recebeu um telegrama dizendo que o filho foi encontrado morto em uma estrada rural no final da tarde.